sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Relutância em aceitar o diferente



Ás vezes pergunto-me porque há tanta relutância em aceitar o que é diferente.
O porquê dos Homens parecerem ter uma tendência natural para se afastarem do que não é comum à maioria.
Pergunto-me se será ignorância ou medo, esta coisa de se afastarem do que é diferente. Há sem dúvida pessoas ignorantes, mas mesmo as mais instruídas fazem juízos de valor pela cor, sexo, idade, orientação sexual, etc. O medo é mais 'natural', o nosso instinto face ao desconhecido faz-nos recuar, desconfiar, avaliar. Mas seria de esperar que chegado o séc. XXI as pessoas já fossem capazes de criar juízos de valor mais adequados, e sobretudo que não fossem baseados nessas supostas 'diferenças' (na verdade, somos é todos iguais).
Que todos erramos nos nossos juízos é um facto, as avaliações não são perfeitas. Mas errar porque se é casmurro, inflexível, ou antiquado, por favor, actualize-se, porque se não aqui o 'diferente' é o Sr(a)!
Estou cansada de pessoas tapadas sabem? Achar que duas pessoas do mesmo sexo não podem gostar uma da outra, ter filhos e viver uma vida 'normal', 'comum', 'familiar', é ser uma pessoa incapacitada (temporariamente ou permanentemente) para perceber que nem tudo é igual a si (felizmente!). E para mim essas pessoas precisam de um empurrãozinho, ou para se aperceberem de que a realidade nem sempre é a que gostariam de pintar (porque se eu pudesse também não os 'pintaria' daquela forma), ou então para os empurrar de vez para fora desse mundo, para lhes mostrar que o diferente pelos vistos até que é igual.
Deixem-se de coisas, os homossexuais não são como são porque gostam de ser diferentes, nem porque é uma fase, nem porque são depravados ou doentes, ou sei lá quantas mais coisas já não ouvi por aí. Não é preciso ter vergonha, porque nós não nos envergonhamos de quem somos, se nos 'escondemos', é porque a nossa vida está bem melhor sem os vossos juízos de valor!
Se vocês não me aceitam no vosso mundo, sem que para isso tenha que ser alvo dos vossos olhares, comentários e comportamentos desrespeitosos, então não se preocupem, eu crio o meu! E acreditem, é bem melhor do que o vosso.


T.